"Mau do século"

by 23:17 0 comentários



          O mundo dos homens é marcado por diversas peculiaridades. Dentre elas, podem ser citadas a organização da sociedade e a produção de cultura. Desde seu surgimento, a humanidade passou a organizar-se, dividindo entre si as atividades cotidianas, como a caça e a colheita de alimentos. Com o passar dos séculos, chegou-se à era capitalista e tudo mudou: a palavra "tempo" tornou-se sinônimo de dinheiro, e  viver passou a ser uma eterna competição, uma vez que o mercado de trabalho modificou os níveis de competitividade naturais do homem. 
          Com essa competitividade exacerbada, a qualidade de vida foi drasticamente alterada: os níveis de stress  da população elevaram-se de maneira avassaladora, doenças crônicas relacionadas ao sedentarismo e à má alimentação tornaram-se um problema de saúde pública, e as próprias relações interpessoais foram modificadas. Com o advento das tecnologias, pensava-se que a vida humana seria beneficiada nos quesitos praticidade e conforto, o que proporcionaria um maior tempo de lazer para ser aproveitado em família, já dizia Henry Ford.  De fato, houve benefícios, porém, tais avanços acarretaram uma série de consequências , que revolucionaram como um todo o cotidiano dos seres humanos do século XXI. 
           Em relação ao tempo livre, o mesmo foi "vendido" para grandes corporações, empresas prestadoras de serviço e qualquer outro tipo de ofício, uma vez que sobreviver na esfera capitalista tornou-se sinônimo de passar horas e horas a fio trabalhando. E como o ato de trabalhar passou a ser prioridade, o prazer em viver e a saúde tornaram-se segundo plano: pais não têm mais tempo para seus filhos, que crescem enclausurados, carentes e superficiais, o que caracteriza os moldes das futuras gerações. 
           Com tanta carência, os filhos crescem sozinhos, e a tendência é que se isolem ainda mais, o que caracteriza um problema já muito preocupante para o futuro da civilização humana: a depressão. Os contatos interpessoais sofreram fortes modificações com o surgimento da internet  e redes sociais, de modo que passou a ser cômodo não sair de casa e, por exemplo, conversar com outros indivíduos, pois todas as informações sobre  os mesmos estão expostas em algum site de relacionamento.
           As soluções para esse novo "mau do século" são tentar recuperar costumes menosprezados, como a prática de esportes, que incentiva a coletividade e um grau saudável de competitividade, uma melhora nos hábitos alimentares e, acima de qualquer coisa, a noção de que viver bem é sinônimo, também, de tranquilidade e bem-estar. 


Natália Monte

Developer

A paixão pela escrita sempre foi característica de Natália Monte: alagoana de gênio forte, começou a escrever quando criança, e o envolvimento com as letras só aumentou com o passar dos anos. Escreve o que pensa, o que vê e o que sente. Descreve através desta página a maneira singular com a qual vê o mundo, sua proposta é justamente expor tal universo particular, ou melhor, seu "reino". E como em todo conto infantil os reis são a autoridade máxima, a autora brinca: " Um dia, fui rei!". Rei de suas ideias, aspirações, e do colorido único que só sua imaginação tem.

0 comentários:

Postar um comentário